Artigo apresentado no VII Seminário da Faculdade Angel Vianna Ano 2013

ISSN: 2318-1486

 

Resumo 

A pesquisa histórica sobre as artes cênica brasileira, seus artistas formadores e criadores, ainda é um campo em construção. De um modo geral, os feitos dos artistas desbravadores nesse campo encontram-se tão somente nas lembranças dos próprios realizadores ou daqueles que assistiram (a)os trabalhos de alguma maneira. Na tentativa de elaboração dessa memória, este artigo visa contar um pouco da história de um de seus desbravadores – Angel Vianna – sob o prisma de uma de suas companhias de dança, o Grupo Teatro do Movimento. A escolha dessa pesquisa teve como base o pioneirismo dessa artista e a abrangência de suas ações, propiciadora de desdobramentos artísticos e educacionais significativos.

Ano | 2013

O projeto Acervo Angel Vianna, patrocinado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, foi resultado do trabalho de Angel Vianna, que durante toda a sua vida guardou documentos, fotos e vídeos sobre sua carreira. O acervo foi lançado em dezembro de 2012, publicado na Internet e distribuído em mídia digital em bibliotecas públicas do Rio de Janeiro. O acervo envolveu o trabalho de pesquisadores durante quase um ano para digitalizar, catalogar e editar todo o material e dar sentido ao web site que reúne e disponibiliza todos os documentos gratuitamente.
Função | Coordenação de Pesquisa

Ano | 2012

Pesquisa teórica e prática para o Projeto Homenagem Angel Vianna - Décadas de Movimento que foi apresentado no Festival de Dança de Joinville, ano 2011. Orientação: Ana Vitória Freire 
Função | Pesquisa, criação e interpretação

Ano | 2011

Uma enciclopédia virtual especializada em dança. Criada como parte de um projeto de expansão do portal Idanca.net, um dos maiores portais dedicados exclusivamente à dança no Brasil, a plataforma digital está ainda em fase de experimentação, mas apresenta algumas das características referentes a outros modelos de plataformas mediawikis já encontrados na internet. A principal característica da plataforma wiki é seu formato aberto e colaborativo. Criar um banco de dados democrático, colaborativo e que dê visibilidade à história e à produção atual da dança brasileira é o objetivo do projeto. Para dar o pontapé inicial, alunos de cursos de graduação em dança de diversas regiões estão recebendo uma bolsa para pesquisar e criar verbetes sobre eventos, personagens e instituções locais, colocando no ar informações que não são de fácil acesso, disponibilizando gratuitamente material para pesquisas.
Função | Pesquisadora

Ano | 2011

Núcleo de estudo e pesquisa prática e teórica desenvolvido pela Faculdade Angel Vianna para aperfeiçoamento corporal e artístico

Função | Pesquisadora

Ano | 2009 e 2010

Orientador: Ana Bevilaqua. Monografia de finalização de curso em Dança, Licenciatura Plena. Rio de Janeiro: Faculdade Angel Vianna, 2011, 2o semestre, 74 páginas.

Essa monografia trata de uma reflexão sobre a Metodologia Angel Vianna utilizada para a criação artística. Inicialmente foi feita uma síntese acerca das companhias de dança criadas pela mestra – Ballet Klauss Vianna, Grupo Brincadeiras e o Grupo Teatro do Movimento – para aprofundar-se em uma coreografia específica – Construção (1979-1980) – e seu processo de criação. Por último, utilizou-se desses conhecimentos para a condução de um novo processo criativo, inspirado em Construção, do qual se chegou na performance Há de Vir. 

Ano | 2011